Semente da Serpente
Gênesis 3: 6
“Vendo a mulher que a árvore era boa para comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido , e ele comeu.”
Sabemos que no plano espiritual a palavra árvore não quer dizer uma planta frutífera com frutos, galhos, Etc... Vejamos o que a Palavra de Deus diz a respeito disso:
Mateus 7: 19 – “ Toda árvore que não produzir bons frutos é cortada e lançada ao fogo.”
Por acaso Deus está se referindo a palavra árvore como alguma planta que podemos encontrar em um jardim ou pomar ?? De maneira alguma, toda árvore tem uma semente e seus frutos, tanto no natural biológico como no espiritual.
Todo homem que é nascido da Palavra de Deus, produzirá bons frutos, e o nascido da perversão maligna produzirá maus frutos, podemos ver isso em Mateus 7:18 que diz:
“ Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.”
E então quando a serpente, que pela Palavra de Deus era a mais sagaz que todos os animais, (sagaz quer dizer: que tem agudeza de espírito, astuto, perspicaz, que anda desembaraçado, esperto, veloz) disse a mulher, veja bem: disse, a serpente não era uma cobra como se fala por ai, ela podia falar com Adão e Eva, era uma criatura que Deus criou que tinha inteligência, astúcia e podia se comunicar com o homem. ( Gênesis 3:1 ). A serpente não andava rastejando como uma cobra, ela andava ereta,( erguida, em pé) Temos convicção disso, porque não tinha sentido que Deus dissesse para a serpente assim: Gênesis 3:14 –“ Então o Senhor Deus disse á serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e selváticos, rastejaras sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua
vida.” Se a serpente andasse se arrastando não tinha sentido do Senhor Deus lançar-lhe esta punição ( “rastejaras sobre o teu ventre” ). Entendeu agora ??
Finalmente para nos aprofundarmos no assunto, sabemos agora pela Palavra de Deus que a serpente era um ser inteligente, que podia se comunicar com o homem, e andava ereta, ou seja, andava como Adão e Eva , era muito parecida com o ser humano.
Então satanás vendo que a serpente podia se comunicar com o homem e não podendo diretamente envolver Adão, um filho direto de Deus, induziu a perversão diabólica na serpente que enganou Eva. Sabemos que Adão não foi enganado, e sim Eva, a parte mais fraca. “ E Adão não foi enganado, mas a mulher sendo enganada, caiu em transgressão.”I Timoteo 2:14. Ora , sabemos que a perversão da criação aconteceu em Gênesis 3:6, sabemos agora também que árvore a que Deus se refere, não é uma árvore da botânica, ou seja, uma planta natural, isso está claro nas Escrituras Sagrada. Por acaso Deus está falando de algum pé de maçã ou de alguma outra fruteira? De maneira nenhuma, Ele está falando para com as criaturas. O fruto que A Palavra de Deus se refere é O SEXO, ou seja: Ato sexual.
A Bíblia diz que Eva comeu do fruto e depois deu a Adão do que tinha comido, Adultério !
Veja o que a Palavra de Deus diz sobre isso em Provérbios 30:20 – “ Tal é o caminho da mulher adúltera: COME ,e limpa a boca e diz: Não cometi maldade.” A Escritura se refere a palavra COME não associando ao verbo comer, ou seja, ato de se alimentar, e sim com adultério. Veja, Deus tirou Eva de Adão e a deu como uma virgem pura para que ela fosse sua mulher, uma companheira que lhe fosse idônea, ou seja: conveniente, apta, capaz, competente, correta , que possui condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras. Na perfeição de Deus , Adão com sua companheira iria reproduzir pela Palavra de Deus , da mesma maneira que Deus criou Adão sua imagem e semelhança.
Assim Adão e Eva iriam reproduzir pela Palavra que originou toda criação –Gênesis 1: 1 ao 27. Adão o noivo e Eva a noiva, pura, carne da mesma carne, sangue do mesmo sangue, legítimos, original, um tipo perfeito de Jesus Cristo e sua imaculada noiva. Glórias a Deus !!
Porém o maligno, através da serpente induziu Eva a adulterar pervertendo assim toda perfeição da criação de Deus. Podemos provar isso baseando-nos na infalível Palavra de Deus. A Bíblia relata em Gênesis 4: 1,2 assim : “ Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu a luz a Caim. Então disse: Adquiri um varão com auxílio do Senhor. Depois deu á luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelha e Caim lavrador”.
Veja: A Bíblia relata que Adão coabitou com Eva UMA VEZ e nasceu Caim e Abel. Agora preste atenção: A Palavra DE Deus diz em Mateus 7:18 que não pode a árvore boa produzir maus frutos nem a árvore má produzir bons frutos. Pois bem : Como é que Adão um filho legítimo de Deus poderia produzir um fruto tão mau como Caim ?? Poderia uma semente original de Deus produzir o primeiro homicida ?? –Gênesis 4:8.
Veja em Gênesis 4:25 a segunda coabitação de Adão com Eva, que nasceu um filho legítimo de Adão, que se chamou Sette, e ainda mais, veja, em Gênesis 5, o nome de Caim não é mencionado na genealogia de Adão, por que ??? Caim não era filho de Adão e sim da serpente!! Um filho ilegítimo, isto mesmo. A Bíblia diz isso claramente em I João 3:12 :” Não segundo Caim, que era do maligno e assassinou a seu irmão, e por que assassinou?? Porque suas obras eram más e as de seu irmão justas”.
Vê você agora?? Pode você ver as duas sementes, a semente genuína de Deus e a semente do maligno?? Trigo e Joio. Adão como uma semente original de Deus ( O Trigo), jamais produziria um joio que é a semente do maligno segundo Mateus 13: 38.
A infalível Palavra de Deus não pode mentir, pois Deus não mente. E é da Palavra de Deus que seus filhos aprendem. Em S. Judas 1:14 relata que Enoque foi o sétimo depois de Adão. Agora vamos para Gênesis 5 para nos firmar na Palavra de Deus.
Vamos ver na genealogia de Adão os seus filhos, do primeiro ao sétimo que foi Enoque. Vamos lá:Deus criou (Adão),Adão gerou (Sette), Sette gerou(Enos), Enos gerou(Quenã), Quenã gerou(Malalel), Malalel gerou(Jarede), Jarede gerou(Enoque).
Enoque o sétimo depois de Adão segundo Judas 1:14. Ai está a infalível Palavra de Deus nos mostrando que o nome de Caim não consta como descendente de Adão, se seu nome constasse Enoque seria o oitavo depois de Adão e não o sétimo como a Bíblia relata em S. Judas 1:14. Abel não se encontra porque ele foi morto por Caim e em seu lugar foi dado Sette – Genesis 4:25 “E tornou Adão a conhecer a sua mulher; E ela teve um filho, e chamou o seu nome Sette; Porque disse ela; Deus mim deu outra SEMENTE no lugar de Abel porquanto Caim o matou.”
Você encontra na genealogia de Jesus, segundo a carne que Caim não consta.
S. Lucas 3: 37-38, verifique !!! Pode você ainda discordar da Palavra de Deus???
Você como um estudioso da Bíblia, verifique a descendência de Caim, todos eles homens maus, homicidas
Veja como a Bíblia separa a descendência de Adão como filhos de Deus e a de Caim como filhos dos homens. Gênesis 6: 1-2 “Como se foram multiplicado os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que entre todas, mais lhe agradavam”.
Vê Você ? que são duas sementes, nada haver uma com a outra, joio e trigo, duas sementes, filhos de Deus e filhas dos homens.
Veja agora em I João 3:9-10 Deus falando a respeito destas duas sementes: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; Pois o que permanece nele é a Divina Semente: Ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo; Todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, também aquele que não ama a seu irmão”
O Apóstolo Paulo, que estava preparando a Igreja que estava em Corintios como uma noiva pura para ser leal ao noivo Jesus Cristo, adverte:
“ Porque zelo por vós, tenho preparado para vos apresentar como uma virgem perante a um só esposo, que é Cristo. Mais, receio que assim como a serpente enganou a Eva com sua astúcia, assim também sejam corrompidas as vossas mentes e se apartem da simplicidade e pureza devida a Cristo.”II Corintios 11: 2-3.
Agora para concluir sabemos que árvore, fruto, come, semente; todas essas palavras são tipificadas, ou seja: que serve de tipo, característico, simbólicos, que serve de exemplo. Mais a realidade é que estas duas sementes até os dias de hoje andam sobre a face da terra, até que o ceifeiro, Jesus Cristo, venha e separe o Joio do Trigo.
Pois as duas sementes são iguais na aparência; “ Mas pelos seus frutos os conhecereis”.
Irmão Ricardo Rodrigues